Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de março de 2013

Ponte Governador Orestes Quércia - São Paulo

A Ponte Governador Orestes Quércia é uma ponte estaiada localizada entre as zonas Central e Norte da cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil. Batizada em homenagem ao ex-governador Orestes Quércia, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o Rio Tietê, no bairro do Bom Retiro. Faz a ligação da Avenida do Estado sentido Santana com a Marginal Tietê sentido Lapa.

Foi inaugurada em 27 de julho de 2011, após nove meses de construção.


Estrutura
De acordo com a Dersa, empresa responsável pela obra, a ponte tem 660 metros de comprimento, 15,20 metros de largura e 88 estais, que são os cabos de sustentação. Os estais da Ponte Governador Orestes Quércia são feitos de aço inoxidável e têm capacidade de sustentação variando entre 200 e 500 toneladas.

Os pilares da ponte são feitos de concreto armado, coberto com uma proteção de verniz especial antipichação. Segundo a Dersa, a nova ponte irá aumentar a fluidez do fluxo em cerca de 20 mil veículos por dia.

A Ponte Governador Orestes Quércia é a segunda de São Paulo a ter estais para sustentação. A primeira, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, foi construída sobre o Rio Pinheiros e inaugurada em 2008.







Nenhum comentário:

Postar um comentário